12 de agosto de 2012

Os Fantoches de Cassiano Pellenz concorre ao Movimento Hotspot

O trabalho de Fantoches é baseado na literatura gaúcha de Erico Verissimo, sua obra de estréia, “Fantoches”, uma coletânea de histórias em sua maior parte na forma de peças de teatro de 1932, Foram vendidos 400 exemplares dos 1.500 publicados. A sobra, queimou toda em um incêndiou na editora que assinava seu lançamento , a obra foi republicada somente 40 anos depois, mas com correções do autor. Fantoches é uma homenagem e ao mesmo tempo experiencia de divulgação desta obra.


As imagens que escolhi para representar Fantoches são de minha imaginação para os personagens da história de Erico Verissimo, trabalhei com um processo de criação intenso que foi desde a criação de materias, figurinos e cabelo e maquiagem, quanto na busca por uma interpretação que fosse a mais original possível sobre as peças do livro. Que estudo a mais de oito anos. Queria que as fotos contassem histórias, me utilizando da liberdade de criar e representar.

 
Por que resgata uma história muito bonita, que não é tão popular das séries de livros de Erico Verissimo, mas que tem tanta douçura e imaginação que aprofundando nas escolas o livro traria maior vontade de leitura, além de contar uma história com imagens, expressões, sem deixar de ser ousado, criativo e trazer o colorido para a moda e a arte ali presentes. Instigando ao criar e ao desejo de ler.


Nanquinóte estreiou na Universidade de Cruz Alta, (2007), onde fui graduando em dança, no mesmo ano a peça foi selecionada na Univerdiade de Santa Maria com o projeto de minha colaboração, O amor e o esteriotipo da beleza, e em 2009 trouxe a pesquisa da história para fotografia, 2010 reestreiei nos palcos de Porto Alegre contando um trecho da obra no projeto novos talentos da secretaria municipal de dança (POA). Fantoches, me faz querer divulgar a literatura de diferentes formas e para todos.

Conheça o projeto e o vídeo e curta no seu facebook!
http://movimentohotspot.com/projeto/os-fantoches/

Nenhum comentário: